Carta de Controle

31/05/2013 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos
Carta de controle é um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo(limite central), que foram estatisticamente determinadas.

Realizada em amostras extraídas durante o processo, supõe-se distribuição normal das características da qualidade. O objetivo é verificar se o processo está sob controle. Este controle é feito através do gráfico.

Tipos de Cartas de Controle:  

•   Controle por variáveis
•   Controle por atributos

Segundo as regras da Norma ISO 8258 (1991), um processo encontra-se fora de controlo estatístico quando se verifica uma das situações seguintes:  

•   Regra 1 – Um qualquer ponto fora dos limites de controlo (limites).
•   Regra 2 – Nove pontos consecutivos de um mesmo lado da linha central.
•   Regra 3 – Seis pontos consecutivos em sentido ascendente ou descendente.
•   Regra 4 – Catorze pontos crescendo e decrescendo alternadamente.
•   Regra 5 – Dois de três pontos consecutivos na zona A, do mesmo lado da linha central.
•   Regra 6 – Quatro de cinco pontos consecutivos na zona B ou A, do mesmo lado da linha central.
•   Regra 7 – Quinze pontos consecutivos na zona C.
•   Regra 8 – Oito pontos de ambos os lados da linha central, sem nenhum na zona C.

 
carta

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartas_de_controle
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