Controle de Projetos - Modelo Simplificado de Procedimento

22/11/2011 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos Muitos leitores do blog têm me mandado e-mails com dúvidas sobre como fazer um procedimento de controle de projetos nas empresas. Em primeiro lugar, gostaria de dizer que é muito difícil estabelecer um procedimento padrão para empresas diferentes. Cada empresa tem uma realidade e uma rotina, principalmente quando se trata de controle de projetos.

Em primeiro lugar, é importante definirmos o que é um projeto: esforço momentâneo para atigir um objetivo específico e que possui prazos, custos e escopo claramente definidos. No caso específico, os projetos de que trata a maioria das normas, diz respeito a novos produtos ou modificação de produtos existentes. No entanto, a empresa pode trabalhar com projetos em outras áreas. Aliás, recomendo. Na medida que todos os esforços são gerenciados como projetos fica mais fácil controlar os custos envolvidos com as iniciativas, bem como seus prazos.

Muito cuidado com projetos que nunca acabam! Alguns projetos são tão longos que acabam virando rotina.

Disponibilizo para todos vocês um modelo bem simplificado de procedimento de controle de projetos. Melhorem o documento e desenvolvam os formulários de acordo com o especificado no procedimento ou com base em suas necessidades. Ressalto que existem muitas metodologias para desenvolvimento e acompanhamento de projetos disponíveis no mercado. Utilizem dessas boas práticas para enriquecer seus projetos.

PS: a parte C da RDC 59/2000 só é aplicável a fabricantes e NÃO a distribuidores.

ABAIXO BAIXE UM MODELO SIMPLIFICADO DE PROCEDIMENTO DE CONTROLE DE PROJETOS

Forte abraço!

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br
Compartilhe:
Deixe seu comentário: O seu endereço de e-mail não será publicado.
Qualidade na Prática

Somos uma empresa que surgiu da necessidade de oferecer serviços diferenciados para o mercado. Sabemos que as empresas querem mais que treinamentos e serviços pontuais: elas querem soluções completas, em que os compromissos assumidos sejam cumpridos, aliado com preço justo e profissionalismo. Assim, é a Qualidade na Prática.