Um modelo diferente de Lista de Presença
05/06/2012 | Administração Geral, Gestão da Qualidade, Modelos de Documentos
Muitas pessoas têm me enviado questões sobre como avaliar a eficácia dos treinamentos aplicados na empresa. Muitas normas, com a RDC 59/2000, por exemplo, não deixa claro essa obrigatoriedade. Mas, cuidado! O fato de não estar explicito não quer dizer que a norma não contemple. A RDC 59/2000 deixa nas entrelinhas, ao afirmar que a empresa necessita garantir a compreensão da política, garantir que os colaboradores entendam as regras da empresa, garantir a execução correta da função… ou seja, uma série de itens. Por tudo isso é que se faz necessário que os treinamentos sejam corretamente avaliados e para garantir a perfeita compreensão.
Somente com a avaliação é que o funcionário estará realmente apto a executar uma tarefa. Todos nós sabemos que nem todos o mesmo entendimento quando estar em um treinamento. Sem falar que muitos alunos (funcionário) podem não dar a devida atenção ao treinamento e muitos outros fatores.
Uma questão que sempre surge é: como avaliar o treinamento? Pra essa pergunta, uma resposta nada direta. Depende do treinamento. Cada treinamento tem sua característica. Tem empresa que aplica avaliações teóricas, mas em alguns casos não é aplicável. Por exemplo: imagine um operador de torno. Ele recebe o treinamento geral sobre o instrumento. Dificilmente ele sairá do treinamento totalmente apto para executar a tarefa. Caberá a um supervisor ou ao instrutor acompanhar a execução de alguns serviços para verificar se realmente o funcionário está apto. Neste caso, a avaliação da eficácia se dará através de monitoramento e acompanhamento por X dias. Outras empresas optam por avaliar o conhecimento antes e após o treinamento como forma comparativa. Outras ainda criam um sistema de tutoria interna… Independente do método, o importante é que seja realizado e documentado.
Para documentação, utilizo a própria lista de presença com campos específicos para determinar qual o método será utilizado e a constatação da eficácia. Somente após a constatação o treinamento é fechado e arquivado. Disponibilizo hoje um modelo que costumo utilizar para odos vocês.
Abaixo baixe seu modelo de lista de presença
Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br
Somente com a avaliação é que o funcionário estará realmente apto a executar uma tarefa. Todos nós sabemos que nem todos o mesmo entendimento quando estar em um treinamento. Sem falar que muitos alunos (funcionário) podem não dar a devida atenção ao treinamento e muitos outros fatores.
Uma questão que sempre surge é: como avaliar o treinamento? Pra essa pergunta, uma resposta nada direta. Depende do treinamento. Cada treinamento tem sua característica. Tem empresa que aplica avaliações teóricas, mas em alguns casos não é aplicável. Por exemplo: imagine um operador de torno. Ele recebe o treinamento geral sobre o instrumento. Dificilmente ele sairá do treinamento totalmente apto para executar a tarefa. Caberá a um supervisor ou ao instrutor acompanhar a execução de alguns serviços para verificar se realmente o funcionário está apto. Neste caso, a avaliação da eficácia se dará através de monitoramento e acompanhamento por X dias. Outras empresas optam por avaliar o conhecimento antes e após o treinamento como forma comparativa. Outras ainda criam um sistema de tutoria interna… Independente do método, o importante é que seja realizado e documentado.
Para documentação, utilizo a própria lista de presença com campos específicos para determinar qual o método será utilizado e a constatação da eficácia. Somente após a constatação o treinamento é fechado e arquivado. Disponibilizo hoje um modelo que costumo utilizar para odos vocês.
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