O QUE DIZ A RESOLUÇÃO

“2.3. Pessoal

2.3.1. Instruções Gerais. Cada fabricante deverá contar com pessoal em número suficiente com instrução, experiência, treinamento e prática compatíveis com as atribuições do cargo, de forma a assegurar que todas atividades previstas neste Regulamento Técnico sejam corretamente desempenhadas. Deverão ser mantidas descrições definindo autoridade, responsabilidade e requisitos necessários para as diversas tarefas da empresa”.kit

QUAL O ENTENDIMENTO

Este item basicamente institui a obrigatoriedade da descrição de função ou de cargos e funções. A nomenclatura do documento e forma de apresentação pode variar de empresa para empresa. No entanto, o importante é que este documento apresente qual o perfil necessário para cada função dentro da organização. Esse perfil deve envolver os critérios de formação (educação formal, como o ensino médio, superior ou pós-graduação, por exemplo), experiência (tem pode exercício na função), treinamento (não formais que podem ser treinamentos interno ou externos, como os treinamentos rápidos de atualização e capacitação em determinada tecnologia) e as habilidades. Associado ao perfil inclui-se as responsabilidades através do estabelecimento das atividades associadas aquela função.

O QUE DIZ A RESOLUÇÃO

“2.3.2. Treinamento. Cada fabricante deverá assegurar que todo o pessoal seja treinado para executar adequadamente as tarefas a ele designadas. O treinamento deverá ser conduzido de acordo com os procedimentos estabelecidos por pessoas qualificadas para garantir que os empregados tenham uma compreensão adequada de suas funções regulares e dos requisitos deste Regulamento Técnico aplicáveis às suas funções. Como parte de seu treinamento, todos os empregados deverão ser advertidos de defeitos em produtos que poderão ocorrer como resultado do desempenho incorreto de suas funções específicas. O treinamento de empregados deverá ser documentado”.

QUAL O ENTENDIMENTO

Todo funcionário deve possuir competência comprovada para executar a função. Eventualmente, essa competência pode já vir com o funcionário quando ele for admitido. Na maioria das vezes, no entanto, a empresa deve oferecer treinamento na função para o colaborador antes do início de suas operações ou de forma supervisionada. Para garantir que os funcionários compreenderam, é necessário, além de oferecer o treinamento, avaliar a eficácia do mesmo. A avaliação poderá ocorrer por diversos métodos como avaliações escritas, práticas ou quaisquer outro método apropriado para o caso.

 O QUE DIZ A RESOLUÇÃO

 “2.3.3. Consultores. Cada fabricante deverá assegurar que qualquer consultor que oriente sobre métodos empregados ou nos controles utilizados para projeto, compras, fabricação, embalagem, rotulagem, armazenamento, instalação ou assistência técnica de produtos tenha qualificações suficientes (instrução, treinamento e experiência) para aconselhar sobre os assuntos para os quais foi contratado. A contratação de consultores deverá ser conduzida de acordo com os requisitos de controle de compras previstos neste Regulamento Técnico”.

QUAL O ENTENDIMENTO

treinamentoA competência dos consultores deve ser baseada nos mesmo critérios dos demais profissionais da empresa, ou seja, formação (educação formal, como o ensino médio, superior ou pós-graduação, por exemplo), experiência (tem pode exercício na função), treinamento (não formais que podem ser treinamentos interno ou externos, como os treinamentos rápidos de atualização e capacitação em determinada tecnologia) e as habilidades. A contratação deles deve ocorrer de acordo com os critérios estabelecidos no procedimento de avaliação de fornecedores e prestadores de serviços.

Vá para o cpáitulo 2.4 – CLIQUE AQUI

Volta para o capítulo 2.2 – CLIQUE AQUI

Forte abraço do consultor e autor deste material, Rodrigo Sousa.

OBS: este material está registrado na Biblioteca Nacional e é protegido pelos direitos autorais. Vedado uso para fins comercias. Deve sempre citar a fonte. Seja ético!

Gosta do nosso blog? Quer nos ajudar? Conheça e adquira os produtos voltados para a RDC 16/2013 na Loja da Qualidade ou simplesmente faça um comentário nesta postagem.


Warning: include_once(sidebar-bg.gif): failed to open stream: No such file or directory in /home4/qnp/public_html/wp-content/themes/qnp/footer.php on line 1

Warning: include_once(): Failed opening 'sidebar-bg.gif' for inclusion (include_path='.:/opt/php54/lib/php') in /home4/qnp/public_html/wp-content/themes/qnp/footer.php on line 1