Modelo de Procedimento de Análise Crítica pela Direção

A análise crítica pela direção é um momento momento em que alta direção analisará os indicadores do sistema de modo a garantir que as decisões que garantam a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade sejam tomadas e implementadas.

Este processo que muitas vezes não é levando a sério pelas empresas na manutenção de seus sistemas de gestão é extremamente importante para a melhoria contínua e para a correção dos desvios da empresa.

É o momento em que a empresa analisará sua realidade e, partindo disso, definirá onde deseja chegar (metas e objetivos) e como fará para alcançar esses objetivos (planos de ação). Soma-se a isso, o fato das empresas poderem analisar as reclamações recebidas, os resultados de pesquisas, as ações corretivas/preventivas abertas e, talvez o mais importante, os indicadores gerados pelo sistema da qualidade. Esses indicadores dizem respeito tanto à gestão quanto a operação da empresa.

Sugere-se que a reunião de análise crítica pela direção ocorra pelo menos uma vez por ano, mas o ideal seria duas vezes. É imprescindível que a alta direção esteja presente na reunião, pois a tomada de decisão é fundamental nesse processo. Muitas empresas utilizam o procedimento (como fazer) da análise crítica dentro do próprio manual da qualidade. Na maioria dos casos, não tem problemas, mas alguns avaliadores/inspetores ou auditores podem considerar errado e solicitam um procedimento a parte.

Este modelo que compartilho com vocês hoje serve para a maioria das normas. Pode ser utilizado para a ISO 9001:2008, RDC 59/2000 e ISO/IEC 17025:2005.

Baixe AQUI o modelo de procedimento de Análise Crítica pela Direção

Forte abraço a todos e sucesso!

PS: Caso deseje fazer o curso sobre a RDC 59/2000 em São Paulo, nos dias 27, 28 e 29 de Junho, fale comigo que consigo um desconto adicional ou mande e-mail diretamente pra Moderna mencionando o blog e-mail: cursos@modernacfp.com.br

Caso deseje ter acesso ao kit de implantação da RDC 59/2000, faça seu pedido pelo e-mail qualidadenapratica@gmail.com até o dia  22/06. No dia 26/06 serão postados os primeiros pedidos nos correios (veja mais informações AQUI)

 

Conheça a loja com o kit para RDC 59/2000 e com outros produtos para a Gestão da Qualidade. Acesse: www.lojadaqualidade.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.


Apache/2.2 Server at jimddos.info Port 80