Modelo Formulário de Compras

Aqui você vai conseguir baixar um Modelo Formulário de Compras. Muitas pessoas têm dúvidas de como elaborar o formulário de compras que atenda aos requisitos das normas. No caso da RDC 59/2000, temo o seguinte requisito (mas que é muito similar a ISO 9001, 17025 e outras):

“(b) Formulários de compras. Cada fabricante deverá estabelecer e manter formulários de compras que descrevam claramente ou que façam referência às especificações, inclusive requisitos de qualidade, para componentes, materiais de fabricação, produtos acabados ou serviços solicitados ou contratados. Os formulários de compras deverão incluir um acordo em que os fornecedores se comprometam a notificar o fabricante de qualquer alteração no produto ou serviço, de modo que o fabricante possa determinar se a alteração afeta a qualidade do produto acabado. Cada fabricante deverá revisar e aprovar os documentos de compras antes de sua liberação. A aprovação dos formulários, incluindo a data e a assinatura do responsável, deverá ser documentada”.

Na primeira parte do texto, é apresentado a necessidade de especificação do que está sendo comprado. É meio óbvio! Se você vai comprar algo de um fornecedor e tem um formulário de compras, deverá haver um campo no formulário que diga claramente o que se deseja comprar. No dia-a-dia da empresa, esse campo deve ser preenchido de forma objetiva e clara. Por exemplo: ao invés de pedir papel deve-se pedir papel sulfite branco, A4 e com tal gramatura, por exemplo. Ou, ao invés de pedir parafuso para máquina de envasar, pedir parafuso de tamanho 2 mm x 0,3mm, de aço e cujo número de lote do último adquirido é tal. Mas, esses detalhes está mais no processo e no controle que vai se estabelecer sobre ele, do que sobre o formulário em si.

Uma outra parte do requisito fala que o fornecedor deve assumir um compromisso de  informar qualquer mudança no pedido. Como obtenho esse compromisso, sempre me perguntam no curso. Bom, primeiro, tenha esse compromisso do seu fornecedor. Na negociação coloque isso como requisito para a compra se efetivar. Com esse compromisso, evidencie. Lembre-se precisa provar por A + B que foi feito. Como? Coloque uma observação no pedido com o seguinte texto (ou algo parecido): “caso alguma especificação, algum item ou alguma exigência desse pedido mude, pedimos a gentileza de nos informar através do telefone (19)3365-4748 ou e-mail cursos@modernacfp.com.br para que nova análise e aprovação seja realizada”. Caso você utilize um software para emitir seus pedidos de compra, coloque a observação como padrão no sistema. Por fim, e talvez o mais importante, envie o documento assinado (pode ser por e-mail)  para o fornecedor. Não adianta por a observação se o fornecedor não tiver acesso.

Baixe AQUI um modelo sugerido de Pedido de Compra.

Mas, analise-o e melhore-o antes de usá-lo, ok? Esse é um Modelo de Formulário Compras e não o definitivo.

Aguardo sugestões de temas relacionados à gestão empresarial como um todo e com relação às normas ISO 9001, RDC 59/2000 e 17025  para serem tratados aqui no blog.

Gostou do Modelo Formulário de Compras? Então visite nossos site na seção downloads e baixe outros como esse Modelo Formulário de Compras.

Forte abraço!

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compras

3 responses on “Modelo Formulário de Compras

  1. […] Se quiser rever o post em que se disponibiliza um modelo de formulário de compras, CLIQUE AQUI e baixe. […]

  2. Nelson disse:

    Olá Rodrigo!
    Pode me ajudar a enteder melhor mo item A (Avaliação de Fornecedores e Contratados ) da Parte E – Controle de Compras.
    Me corrija se estiver errado, ok?
    Os fornecedores e contratados devem ser homologados pela empresa antes de começarem a fornecer os materiais ou insumos e os serviços?? O que deveria conter no formulário de homologação para atender a RDC 59? E baseados nas informações da homologação, periodicamente deve se realizar as avaliações? Estou pergutando isto, pois nada é mencionado sobre homologação na parte E da RDC 59/2000.
    Ou não precisar fazer homologação dos fornecedores para antender a RDC 59 bastando fazer somente a avalição periodica??

    Att.

    Nelson

    • Olá Nelson!! Suas perguntas são muito boas e demonstra que tem alguma experiência com Sistema da Qualidade. Parabéns!
      Respostas as sus perguntas:
      Sim, os fornecedores dos produtos comercializados (comprados prontos e acabados), os fornecedores de matérias primas utilizadas na produção e alguns prestadores de serviços que têm (ou podem ter) impacto direto sobre o produto (ex. calibração, dedetização, transporte…) devem ser avaliados ANTES de começarem a fornecer. Este processo pode ser chamado de qualificação ou homologação.
      No formulário de qualificação, se você optar pela auto avaliação por parte do fornecedor, você pode selecionar algumas questões do próprio checklist (anexo 2) da RDC 59/2000 e colocar para avaliá-lo. Essa avaliação inicial geralmente é anual.
      Após qualificado / homologado, você deve estabelecer critérios para que eles continuem fornecendo. Essa avaliação é feita, geralmente, por cada pedido entregue. Como critérios para essa avaliação, você que deve estabelecê-los, mas pode ser atendimento ao cliente, rastreabilidade, prazo, quantidades entregues… Você quem deve analisar o que é aplicável à sua empresa.

      Abraços,
      Rodrigo Sousa

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