Modelo de Procedimento de Auditoria Interna

Aqui você conseguirá baixar um Modelo de Procedimento de Auditoria Interna.

Olá a todos! Uns dias atrás conversando com um amigo, mencionei com ele que não me importava de transferir modelos de procedimentos, ou manuais ou formulários para pessoas que solicitam. Daí, ele perguntou como eu sendo consultor passo os materiais se eu vivo de fazer esses documentos. Não titubeei e logo disse: não faço procedimentos e nem documentos, auxilio na montagem de Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade. Ele perguntou se o SGQ não são apenas documentos… Desisti de discutir com ele, óbvio, pois é melhor manter a amizade.

A auditoria é um processo focado na melhoria continua da organização. Quanto mais profissional realizada, melhores os resultados. Cogite, eventualmente, fazer uma auditoria externa. Oferecemos esse serviço caso tenha interesse.

Mas, quero dizer que fazer documentos é fácil, difícil é fazer um sistema rodar com qualidade. E o que eu mais quero é que todas as empresas tenham um SGQ que funcione, porque ao invés de trabalhar com montagem, vamos trabalhar com melhoria em Sistemas. Hoje, estou disponibilizando um modelo de Procedimento de Auditoria Interna. Usem apenas como modelo referencial, já que é genérico.

Você sabe que esse Modelo de Procedimento de Auditoria Interna é referencial, como tudo postado em nosso site.

Abraços a todos e bom final de semana! Baixe AQUI o modelo em WORD

20 responses on “Modelo de Procedimento de Auditoria Interna

  1. Sirlene Lima disse:

    Ótima proposta Rodrigo. Qualidade na prática é o que precisamos.
    Você esta certo, o dificil é fazer o sistema da qualidade rodar. e com o conhecimento e esclarecimento que você nos fornece facilita nossas vidas.
    Sou visitante fiel.

    abraços

    Sirlene

  2. [...] o procedimento de auditoria interna documentado. Clicando AQUI, baixe um modelo básico do [...]

  3. Valeria disse:

    Rodrigo,
    Muito obrigada , seu blog tem me ajudado muito.
    Sua proposta é excelente. Continue assim.

  4. Parabéns pelo blog, é minha primeira visita e gostei de cara; pois você demonstra total confiança no que faz. Ter segurança em si mesmo é coisa pra poucos.. Mais uma vez parabéns.

  5. Rosemeire de Brito Santos Pereira disse:

    Parabéns pelo seu trabalho, gostaria muito de poder compartilhar conhecimentos de qualidade.

  6. Lílian Oliveira disse:

    Acabei de assumir nesta area da qualidade e tenho que reescrever o procedimento

  7. Lílian Oliveira disse:

    Olá, Rodrigo!
    Acabei de assumir um cargo nesta área e de cara tenho que reescrever o procedimento de auditoria interna devido as mudanças na ISO 19011:12. Você tem alguma sugestão para me dar?

    • Rodrigo Sousa, Auditor e Consultor em Gestão para Qualidade disse:

      Olá Lilian!
      A ISO 19011 é um guia, não compulsório, apenas orientativo. É importante que você atualize na medida do possível e esteja ciente que as mudanças foram pequenas.
      Sugiro um treinamento na nova norma ou a leitura da própria norma pra observar que praticamente nada mudou do processo de auditoria em si.
      Forte abraços e sucesso!
      Rodrigo Sousa

      • Lílian Oliveira disse:

        Fazer uma avaliação dos auditores é uma boa prática? Você recomenda? Pois, eu acho que ajudaria na avaliação de eficácia da auditoria interna, mas, se eu colocar no meu procedimento eu teria que acatar toda a norma 19011?

        A questão é a seguinte quero melhor a minha auditoria interna, porém não quero tornar a norma 19011 obrigatória. Como posso fazer isso?

        • Rodrigo Sousa, Auditor e Consultor em Gestão para Qualidade disse:

          Uma prática muito comum que as empresas têm adotado é colocar como critério para se tornar auditor interno, além dos treinamentos, que o profissional acompanhe pelo menos X (a definir) auditoria com outros auditores mais experientes.
          A opção da avaliação após a auditoria, também é válida e pode definir o quão eficaz foi a auditoria. Neste caso, seria interessante realizar uma avaliação do auditor pelo auditado, pelo auditor líder e pelo cliente para ter um visão mais geral. Pode-se incluir também questões de auto-avaliação para serem respondidas pelo próprio auditor.
          Abraços Lílian, sucesso!
          Rodrigo Sousa

  8. Lílian Oliveira disse:

    Obrigada!!!! Você tem me ajudado muito.
    Estou aqui mais uma vez para tirar dúvidas.
    Estou refazendo os formulários e elas surgiram, nos formulários dos processos é necessário assinatura? Temos que ter esses formulários impressos? Falo sobre os formulários de avaliação de treinamento, relatório de auditoria interna, autorização temporária dentre outros neste mesmo patamar.

    Att,

    Lílian Oliveira

    • Rodrigo Sousa, Auditor e Consultor em Gestão para Qualidade disse:

      Alguns formulários, dispensam assinaturas, por exemplo lista mestra e outros. No entanto, os que você citou dificilmente não serão assinados. Uma lista de presença, tem que ser assinada, mesmo que depois você digitalize e descarte o físico. Um relatório de auditoria também.
      Enfim, vai depender do registro em questão.
      Abraços e volte sempre :)
      Rodrigo Sousa

      • Lílian Oliveira disse:

        Estou aqui novamente para tirar dúvidas como sempre. A nossa auditora externa disse que devemos seguir a Norma 19011:2012, pois ela é que dá as diretrizes para as auditorias internas. E ela disse que essa norma é obrigatória. Isso confere?

        • Rodrigo Sousa, Auditor e Consultor em Gestão para Qualidade disse:

          A 19011:2012 é clara. Trata-se de um guia orientativo. Cabe a empresa selecionar o que interessa para montar seu procedimento. A própria ISO 9001:2008 estabelece isso. Porém, pode ser que no procedimento seja estabelecido isso. Recentemente passei por uma auditoria do INMETRO, num laboratório de calibração, e recebi essa orientação do avaliador líder, já que meu procedimento estava baseado na 19011:2002. Claro que isso não impede que você recicle seu pessoal na nova norma, que tem poucas mudanças.

          Abraços e sucesso,
          Rodrigo Sousa

  9. Adriana Rosa disse:

    Olá Rodrigo, estou visitando seu blog pela primeira vez e achei incrível.
    Parabéns pelo profissional seguro que você é.

    Abraços,
    Adriana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *


Warning: include_once(sidebar-bg.gif): failed to open stream: No such file or directory in /home4/qnp/public_html/wp-content/themes/qnp/footer.php on line 1

Warning: include_once(): Failed opening 'sidebar-bg.gif' for inclusion (include_path='.:/opt/php54/lib/php') in /home4/qnp/public_html/wp-content/themes/qnp/footer.php on line 1